Referência no varejo nacional, constituída em 1908, a Pernambucanas conta com mais de 10 mil colaboradores e está presente em dez estados brasileiros e no Distrito Federal, por meio de mais de 350 lojas físicas.

No universo digital, a entrega se estende para todo país, por meio da loja on-line, aplicativos, site mobile e desktop. Empresa 100% nacional, a companhia tem contribuído ao longo das décadas para o desenvolvimento do Brasil, com antecipação de tendências e melhores práticas de mercado.

Uma delas é a plataforma baseada em Machine Learning da LEVEE para realizar processos de recrutamento e seleção de mão de obra operacional.

Segundo o CEO das Pernambucanas Sérgio Bariello, a empresa possuía um processo de contratação absolutamente descentralizado. Tudo ficava sob responsabilidade de cada loja, tomando um tempo incrível dos recrutadores.

 “A busca e o processo de agendamento da entrevista feito pela LEVEE agilizou a vida do gerente na loja e trouxe para ele novos candidatos” – Sérgio Bariello, CEO das Pernambucanas

Hoje, a Pernambucanas possui um controle melhor sobre o perfil do candidato, buscando a contratação daquele que produz mais. “Um dos resultados significativos que temos até agora é um turnover melhor das pessoas contratadas pela LEVEE diferentemente daquelas que não passam pelo processo. São 2% de diferença, o que do ponto de vista percentual é bastante coisa”, avalia Sérgio Bariello.

Para o CEO, o projeto com a LEVEE trouxe uma agilidade muito grande e resultados expressivos. “Agora nosso grande desafio é a extensão para todas as lojas e um número ainda maior da base contratada no ano inteiro”, finaliza.

Transcrição do vídeo:

Nosso projeto trouxe uma coisa bem bacana, porque ele reduz significativamente o tempo investido do gerente nessa busca, né. A gente tinha um processo absolutamente descentralizado, ficava tudo sob responsabilidade da loja, tomava um tempo incrível da loja. A busca e processo de agendamento da entrevista, agilizou a vida do gerente na loja, trouxe para ele novos candidatos, especialmente nós aqui do escritório conseguimos ter um controle melhor sobre o perfil no qual estamos trazendo as pessoas para loja. O perfil que produz melhor é o perfil que a gente traz, então um dos resultados significativos que temos até agora é um turnover de todas as pessoas contratadas pela Levee, diferentemente daquelas que não passam no processo, só isso nós temos 2% de diferença, 11 contra 9, do que do ponto de vista percentual é bastante coisa. Então estamos bastante feliz com esse resultado, todas as questões de vale transporte, a distância do colaborador para a loja que contribui com o colaborador que contribui para gente, tem uma economia mais ou menos de um quilômetro, a gente está conseguindo fazer um trabalho com a Levee, buscando além daquilo que a gente já sabia do perfil, idade, sexo, que funciona melhor para um setor da loja, o setor de venda de lar, cama, mesa e banho ou setor do vestuário ou o setor de eletroeletrônicos, telefonia, tablet, além disso, que as coisas que a gente já sabia  nós estamos trazendo características novas dessas  pessoas, tudo isso de uma forma centralizada, contribui  sem duvida nenhuma  para uma melhor produtividade  das pessoas, contribui também para as vendas.
 
Do ponto de vista do depoimento dos nossos gerentes, então além do benefício que já falei anteriormente sobre o processo em geral, é menos tempo, mais agilidade, mais candidatos, mais opções, nós temos também uma receptividade dos gerentes acerca das pessoas que a gente está trazendo, normalmente hoje a gente saiu um pouco da questão do primeiro emprego, que era uma característica muito forte, então isso tinha um custo de treinamento pesado, para trazer algumas pessoas que já tem alguma experiência, isso também nos tem ajudado muito, seja na questão do treinamento, seja na questão do dia a dia da pessoa em loja, enfim o projeto trouxe para nós uma agilidade  bastante grande, trouxe resultados expressivos e agora o nosso grande desafio é a extensão disso para  todas as lojas e se tem um número maior, percentual digamos  assim, da base contratada no ano inteiro.
 
Esse é o nosso projeto, estamos muito contentes, parabéns para a Levee e vamos continuar  nesse caminho. Estamos juntos.
 

One Comment

Leave a Reply