Atualmente, o uso de Inteligência Artificial (IA) no local de trabalho é cada vez mais comum. Com o ritmo dos avanços da tecnologia acelerando rapidamente, a aceitação e a confiança nessas ferramentas também estão crescendo.

Existem dois aspectos específicos da inteligência artificial que afetam as tecnologias de RH: Machine Learning e processamento de linguagem. O Machine Learning procura padrões em grandes quantidades de dados e, em seguida, faz previsões com base nesses padrões.

O outro é o processamento de linguagem natural, que é quando um computador “entende” e responde à palavra escrita ou falada. Os profissionais de RH têm o poder de comprar tecnologias que incorporam a IA à maneira como a organização lida com as pessoas durante todo o ciclo de vida dos funcionários. No momento, é mais comum ter sistemas aprimorados pela IA para responder a perguntas simples usando dados armazenados pelo sistema. À medida que mais e mais interações com os dados se acumulam, o sistema aprende e opera sem necessidade de constante intervenção humana.

Alguns exemplos a serem considerados são:

Aquisição de talentos

Um chatbot com processamento de linguagem natural pode ajudar na entrevista de um candidato. Imagine que você está entrevistando uma pessoa e recebe uma pergunta sobre benefícios dos funcionários, reembolso de mensalidades ou contratos sabáticos. Você pode não saber essas respostas. Em vez de procurá-los ou se referir ao RH, o próprio chatbot poderia interpor perfeitamente as informações necessárias para manter a entrevista sem interrupções. As estratégias orientadas pela IA estão ajudando a captar os trabalhadores com oportunidades atraentes para seus valores, às vezes até com readequação de salários. 

Aprendendo

A plataforma de aprendizado terá dados sobre o treinamento que os funcionários concluíram, sua carreira e quais funções serão as próximas na fila. Usando essas informações, o sistema poderá recomendar não apenas cursos de treinamento tradicionais, mas também micro-aprendizagem, video-aprendizagem e oportunidades de trabalho que correspondam ao desenvolvimento de habilidades desejado.

Folha de pagamento

Com a Inteligência Artificial e todo o aprendizado através de dados, será possível que as plataformas passem a permitir acessar informações da folha de pagamento usando até mesmo comandos de voz. Além disso, também poderá estimar análises futuras e modelar vários cenários na folha.

Gerenciamento de força de trabalho

A plataforma permitirá que você registre o tempo das suas atividades, solicite uma folga, programe licenças prolongadas ou aprove decisões apenas com instruções da voz. O objetivo principal da IA ​​é simplificar, notificar e orientar os líderes em uma experiência em que eles já se sintam confortáveis ​​- como dispositivos móveis – sem a expectativa de que tenham que ser os ‘especialistas’ da IA ​​ou dos dados, deixando tudo fluir de forma orgânica.

Desligamentos 

Uma plataforma que não apenas oferece informações e formulários de desligamento, mas proporciona um suporte contínuo, de modo que, toda a papelada esteja disponível de forma digital e até a entrevista de desligamento possa ser realizada remotamente. Essa mesma ferramenta auxiliará no suporte psicológico e também ajudará o ex-funcionário numa recolocação no mercado de trabalho.

A Inteligência Artificial não pretende substituir as pessoas. É uma ferramenta que pode aumentar a produtividade e permitir o suporte que o RH ansiava. As equipes de RH que procuram uma maneira de prever e lidar com muitas das tarefas orientadas à processos agora usam IA. E, à medida que são desenvolvidos rapidamente mais casos de uso, estamos caminhando para um local de trabalho assistido por colegas de equipe virtuais.

Você está pronto?

Veja como você pode unir tecnologia e talento para transformar a experiência dos funcionários e melhorar o desempenho.

A plataforma da LEVEE permite a análise de dados com uso de Machine Learning para classificação da mão de obra conforme os objetivos da empresa, setup da plataforma para gestão do workflow humanizado pelo RH, plataforma responsiva, hospedada em nuvem com todas as garantias de segurança e confiabilidade estipuladas pela legislação e Dashboards da operação para o gestor de RH acompanhar evolução do processo e garantir o cumprimento dos prazos.

Saiba mais como podemos ajudar sua empresa e seus funcionários clicando AQUI.  

Ou mande um e-mail para: [email protected]  

 

Referência

Baseado no artigo “The Case for AI and Machine Learning in Talent Management” escrito por Trish McFarlane no portal adp.com

Leave a Reply