Inicialmente, os processos seletivos contemplavam apenas aspectos técnicos do cargo, de forma que a contratação considerava unicamente se o candidato tinha conhecimento e aptidão técnica de realizar suas funções.

Posteriormente, passaram a ser valorizadas as características voltadas ao emocional (além do intelectual), assim como habilidades interpessoais e valores que se alinhem à cultura organizacional das empresas.

Com o uso de plataformas especializadas na captação de talentos, tornou-se possível controlar a quantidade e qualidade dos candidatos, fazer a armazenagem de informações dos participantes e até mesmo o cálculo de tempo médio que o candidato leva para chegar ao trabalho.

Essas novas tecnologias trouxeram a necessidade de uma transformação no processo de recrutamento e seleção, construindo uma nova cultura organizacional, mais alinhada com os desafios empresariais, a fim de tornar o RH mais moderno e atuante dentro das empresas.

Com isso, os recursos tecnológicos tornam-se responsáveis por parte dessas modificações e devem ser utilizados para construir uma base mais consistente de dados dentro do setor, colaborando para processos otimizados, como na seleção de pessoal e acompanhamento dos colaboradores pela empresa.

Esses pontos são muito relevantes porque os profissionais de hoje possuem um mindset que favorece a construção e a utilização de tecnologias no cotidiano dos departamentos.

Quando as empresas se valem do uso da tecnologia, é possível medir com mais facilidade o retorno dos investimentos e a análise do custo-benefício se torna mais ágil e precisa.

A contratação de um parceiro, especialista em Inteligência Operacional, pode simplificar, e muito, os processos para o RH. 

Nenhum período apresentou um cenário tão transformador para os profissionais do RH quanto o atual

O período pós-industrial e pós-contemporâneo, no qual as empresas trabalham com margens cada vez mais apertadas e precisam reduzir custos para se manterem competitivas, aumenta o valor percebido das ações do departamento de Recursos Humanos, diretamente responsável pela redução da rotatividade, gargalo significativo de qualquer operação.

A inovação tem transformado para melhor os processos tradicionais em empresas de todos os portes e segmentos, sendo o RH um dos departamentos que registra maior evolução com a utilização de Inteligência Artificial nos últimos 10 anos.

Os RHs devem aproveitar as ferramentas tecnológicas que, agilizam, eliminam e automatizam tarefas administrativas repetitivas, liberando tempo de seus colaboradores para tarefas mais estratégicas ou analíticas. 

O RH necessita hoje de:

·         Mapear o perfil comportamental dos profissionais indo além do currículo;

·         Ter foco nos resultados;

·         Alavancar índices de performance;

·         Alinhar os principais KPIs de produtividade da operação com os índices de retenção;

·         Acompanhar a transformação digital

O futuro da área de Recursos Humanos é tecnológico e diversificado. Processos de seleção automatizados trarão cada vez mais candidatos que se enquadram melhor às características da vaga e da empresa, facilitando a análise dos recrutadores da fase final de contratação.

A presença da tecnologia na gestão de RH pode simplificar a rotina das pessoas dentro da empresa, deixando as informações cada vez mais claras e acessíveis, possibilitando que os profissionais que trabalham no Departamento estejam livres de atividades operacionais.

O departamento de Recursos Humanos não deve ficar restrito apenas à seleção, contratação, treinamento dos colaboradores, remuneração e a intersecção entre empresa e funcionário – tarefas de extrema importância para o bom funcionamento corporativo – deve assumir o papel de protagonista nos processos estratégicos das organizações.

Um RH mais estratégico pode trazer benefícios não só para este setor, que consequentemente será melhor reconhecido, mas impacta diretamente no crescimento do negócio.

A plataforma desenvolvida pela LEVEE foca justamente, na melhoria de produtividade, baseada em Machine Learning e especializada em mão de obra operacional e grandes volumes. 

Seu sistema seleciona o perfil mais adequado de acordo com cada vaga, baseado em características pessoais, histórico, testes personalizados e requisitos de cada vaga.

Fale conosco. Tire suas dúvidas. 

Leave a Reply