A produtividade é o estímulo que toda economia precisa. Quando a produtividade aumenta, os salários e o padrão de vida seguem o exemplo, fazendo com que a demanda por bens e serviços aumente junto. Em um mundo em que a tecnologia avança diariamente, poderíamos realmente estar vendo um declínio na produtividade? Pode apostar que sim.

De acordo com um relatório recente da McKinsey ?o crescimento da produtividade flutuou ao longo do tempo; está em declínio desde 1960 e hoje está próximo de mínimos históricos?. De fato, entre os anos de 2010-2014, o crescimento total da produtividade do trabalho ficou em 0,2% negativo, comparado a 3,6% positivo em 2000-2004 – apenas uma diferença de uma década.

Uma das causas principais do baixo crescimento brasileiro é a queda observada na produtividade da economia. Em termos de riqueza, o Brasil produz em uma hora o equivalente a US$ 16,75, valor que corresponde apenas a 25% do que é produzido nos EUA (US$ 67).

Há esperança, no entanto. A McKinsey acredita que há potencial para os níveis de produtividade se recuperarem em pelo menos 2%. Como? Graças à crescente adoção da tecnologia, em especial a digitalização e a transformação digital.

Como essas tecnologias podem ser a chave para nossa luta pela produtividade?

Transformação através de qualificação e treinamento

Sempre se fala em robôs que assumem todos os empregos. No entanto, está sendo provado que não é o caso. A digitalização e a transformação afetarão os trabalhos de alta e baixa habilidade, mas criarão mais vagas para todos a longo prazo. No entanto, aqueles que possuem as habilidades necessárias para desempenhar essas posições – nativos digitais, incluindo a Geração Millennials, a Geração Z e seus filhos, serão a maioria no mercado. Para aumentar a produtividade, precisamos começar a aperfeiçoar nossa força de trabalho atual e implementar o treinamento adequado.

Durante a digitalização e a transformação digital, as empresas precisarão criar estratégias para segurança cibernética, inteligência artificial e muito mais. Como ser capaz de gerenciar essas tecnologias? É necessário ter uma base de talentos atual que possa implementar essas ferramentas quando elas chegarem à sua porta. A qualificação e o treinamento podem mudar completamente o jogo.

 

Digitalização por Difusão

Para realmente aumentarmos a produtividade, é essencial que a digitalização e a tecnologia sejam adotadas por todas as empresas, e não apenas por algumas poucas, ou seja, a também chamada difusão digital. A McKinsey afirma:

?São necessárias ações para superar as barreiras de adoção de grandes empresas existentes e para ampliar a adoção de ferramentas digitais por todas as empresas e cidadãos. As ações que podem promover a difusão digital incluem: liderar pelo exemplo e digitalizar o setor público, alavancar compras e investimentos públicos em P&D e impulsionar a adoção digital por pequenas e médias empresas. ?

A transformação digital terá um impacto nas empresas que não optarem por adotar a tecnologia que está por vir. De fato, essas empresas podem sofrer as consequências e ser deixadas para trás. A verdadeira digitalização para aumentar nossa produtividade precisará incluir todos os setores e empresas para poder fazer a diferença. Isso significa que as grandes organizações precisarão enfrentar seus demônios de frente e resolver seus problemas de adoção tecnológica com estratégia. Isso também se aplica às pequenas e médias empresas para permanecerem competitivas.

 

Reinvenção através da estratégia

McKinsey faz a pergunta: ?Como as empresas, organizações trabalhistas e até economistas respondem ao desafio de reiniciar o crescimento da produtividade na era digital?

As empresas precisarão desenvolver uma estratégia de produtividade que inclua a transformação digital de seu modelo de negócios, bem como de todo o setor e cadeia de valor. Toda mudança que deve ser feita, toda estratégia de treinamento e avanço para a digitalização faz parte de uma estratégia de transformação digital mais ampla.

Quando se trata de empresas que enfatizam sua estratégia digital, ?descobrimos que mais do dobro da maioria das empresas líderes vincula estreitamente suas estratégias digitais e corporativas. Além disso, as líderes de mercado tendem a responder à digitalização alterando significativamente suas estratégias corporativas.?

As empresas que estão investindo na transformação digital, mudando sua estratégia, estão aumentando sua produtividade através do crescimento da receita e do retorno do investimento digital. De fato, a McKinsey constatou em pesquisas posteriores que 49% das empresas líderes em crescimento de receita, crescimento de EBIT e investimento digital, estão investindo em digital mais do que suas contrapartes.

McKinsey concluiu que estratégias ousadas vencem. Com uma estratégia de transformação digital, digitalização e aprimoramento da força de trabalho, o aumento da produtividade é certo. Agora é a hora de adotar a digitalização mais do que nunca, em todos os setores da empresa. Afinal, a economia depende disso.

Embora os efeitos econômicos do Machine Learning sejam relativamente limitados hoje, não estamos diante do iminente ?fim do trabalho? como às vezes é proclamado. De qualquer modo, as implicações para a economia e para a força de trabalho daqui para frente são profundas. As máquinas aumentarão as capacidades humanas e permitirão produtos, serviços e processos inteiramente novos.

A LEVEE ajuda as áreas de operações de empresas que lidam com altos volumes de contratações e sofrem com a baixa produtividade a automatizar o processo de contratação ao mapear os candidatos mais qualificados em escala, com maior probabilidade de retenção ao emprego.

Saiba mais como podemos ajudar sua empresa na transformação digital clicando AQUI.

*Baseado no artigo ?3 Ways To Embrace Digitization To Improve Productivity? escrito por Daniel Newman para a Forbes, em 03 de abril de 2018: https://www.forbes.com/sites/danielnewman/2018/04/03/3-ways-to-embrace-digitization-to-improve-productivity/#66d31d8b266e

Conheça as nossas soluções

 

Leave a Reply