Inteligência artificial te ajuda a dar ‘match’ na pessoa ideal para sua vida – e para sua empresa

Home Blog Inteligência artificial te ajuda a dar ‘match’ na pessoa ideal para sua vida – e para sua empresa

Uma similaridade entre o algoritmo da LEVEE e dos aplicativos de relacionamento é o que eles NÃO consideram. Não tem importância se o candidato à vaga – ou ao seu coração – é negro, branco, vermelho ou azul. O que é realmente relevante é o que ele te proporciona

Na semana do dia dos namorados, comemorado no Brasil nesta quarta-feira, 12 de junho, decidimos traçar um paralelo entre os relacionamentos amorosos e os corporativos – envolvendo gestores e colaboradores -, e falar um pouco de como a inteligência artificial e tecnologias preditivas podem auxiliar as pessoas a encontrarem seu par perfeito, seja para dividir a escova de dentes ou a estação de trabalho.

Atualmente, no ambiente corporativo, praticamente todos os processos seletivos começam mesmo antes do primeiro contato entre recrutador e candidato. A tecnologia propicia que sejam colocadas em prática etapas de análise de informações, pré-seleção e qualificação. De modo menos complexo, esta ‘pesquisa prévia’ também acontece nos relacionamentos pessoais, quando o pretendente faz uma varredura na vida da pessoa através das redes sociais, de modo a já chegar no primeiro encontro com alguma noção do que o espera.

E há mais pontos em comum: o fator geolocalização tem grande relevância tanto nos matches dos aplicativos de relacionamento quanto nos processos de contratação da LEVEE. Sabemos que, nas camadas operacionais, a empresa estar 30 minutos mais perto – ou mais distante – de casa pode ser o fator decisivo para um colaborador decidir permanecer ou trocar de empresa. Em um ambiente corporativo onde o turnover consome importantes margens do faturamento, portanto, encontrar candidatos com perfil adequado que morem próximos às empresas é imprescindível para uma contratação inteligente.

Sem contar a qualidade de vida. Menos tempo no trânsito é sinônimo de tempo para se dedicar à família, atividades físicas e de lazer de forma geral, resultando em uma efetiva melhora na produtividade do colaborador. Também para os apps de relacionamento,  a geolocalização dos pares é considerada um fator fundamental, já que torna o encontro mais prático, barato e também aumenta a probabilidade de haver entendimento e assuntos comuns, já que são pessoas da mesma comunidade.

É comum as pessoas terem curiosidade de entender como funciona o algoritmo que faz esse ‘match’ dos aplicativos de relacionamentos e esta é uma pergunta recorrente também de nossos clientes, que pedem detalhes sobre a maneira com que o algoritmo faz o cruzamento de dados. Nossa equipe de cientistas de dados analisa os requisitos específicos de cada empresa em relação à respectiva vaga , por exemplo: um atendente em uma mesma empresa de varejo possui diferentes atributos os quais podem ser melhor aproveitados na seção de cama e mesa do que na sessão de vestuário feminino ou masculino. Após esse levantamento e a combinação de centenas de fatores, criamos o LEVEE Score (R) que entrega uma lista dos profissionais mais aderentes ao perfil daquela posição específica.

Analisando apenas algumas variáveis, já seria possível selecionar o candidato mais adequado para a vaga. Agora imagine centenas de variáveis, que é o que alimenta nosso sistema, baseado em inteligência artificial, machine learning e data analytics. E imaginem um algoritmo que processa em tempo real bilhões de informações sobre fatos que aconteceram no passado, as cruza com estas centenas de variáveis e com diversas outras fontes de informação.

Outra similaridade entre nosso algoritmo e dos aplicativos de relacionamento é o que eles NÃO consideram. Para ambos, não tem importância se o candidato à vaga – ou ao seu coração – é negro, branco, vermelho ou azul. O que é realmente relevante é o que ele te proporciona, o que o seu comportamento agrega à sua realidade.

Acreditamos que, mais importante do que ter similaridades ou pensamentos em comum, é contar com características complementares. E isso tem tudo a ver com a diversidade e em como ela enriquece os relacionamentos humanos e os quadros de colaboradores das empresas. De acordo com este estudo dos pesquisadores do MIT Technology Review, a porcentagem de casamentos entre pessoas de raças diferentes aumentou vertiginosamente desde 1995, época em que surgiram os primeiros sites de relacionamento.

Da mesma forma, a plataforma desenvolvida pela LEVEE é baseada em algoritmos que ajudam a neutralizar fases sensíveis dos processos de contratação, reduzindo vieses – até mesmo os inconscientes – envolvidos, ou seja, uma solução que reduz o turnover, aumenta a produtividade e, como efeito colateral, aumenta a diversidade no meio corporativo.

E não pense que nosso sistema foi criado para favorecer a contratação de minorias. Ele simplesmente elimina os preconceitos, até mesmo os cometidos de forma inconsciente, dos recrutadores humanos. Utilizando critérios exclusivamente técnicos na avaliação e cruzando com características objetivas da vaga, a LEVEE entrega um processo de seleção de candidatos rica em múltiplas raças, perfis, orientações sexuais, identidade de gênero e classes sociais.